segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

YBR Vitaminada - Yamaha da Índia lança 150 inspirada na linha Fazer

Yamaha lança na índia a FZ16, uma 150 que impressiona pelo design inspirado na linha Fazer de alta cilindrada

FZ16-1.jpg


Alguns modelos presentes apenas em outros países deixam nós brasileiros com dor no cotovelo. A FZ16, recém-lançada pela Yamaha na Índia, traz várias razões para isso: trata-se de uma pequena 150cc com acabamento de primeira para agradar ao público que procura mais que uma moto esperta para o dia-a-dia. Nem parece uma 150, com o design agressivo de linhas retas, grandes aletas laterais no tanque, farol triangular, carenagens laterais que imitam um suposto quadro de alumínio, banco em dois níveis com detalhe prata e o escape semelhante ao da Fazer 1000.
No painel as informações são oferecidas em cristal líquido, com iluminação na cor laranja e detalhes que imitam fibra de carbono. Velocímetro, nível de combustível, hodômetro e o conta-giros analógico compõem o conjunto. O motor é simples e não muito diferente do que já se produz no Brasil, de um cilindro e 153cc, duas válvulas, comando por corrente e alimen- tação por carburador. Os números declarados pela Yamaha sugerem um motor "esperto", já potência e torque máximos estão presentes relativamente cedo para esta cilindrada. São 14 cv de potência a 7.500 rpm e 1,42 kgf.m de torque a 6.000 rpm (na Honda CG 150 os 14 cv estão disponíveis a 8.000 rpm e o torque de 1,35 kgf.m a 6.500 rpm).
FZ16-2.jpg
Os pneus são largos para o padrão de uma 150, com medidas 100/80 na frente e 140/60 atrás (a CG usa 80/100 e 90/90), ambos em aros 17". As suspensões usam o tradicional conjunto garfo telescópico na dianteira e monoamortecida na traseira, com regulagem na pré-carga da mola, e revelam que já estariam prontas para os buracos brasileiros: os cursos são de 130 mm e 120 mm, respectivamente. Equipada com freio a disco dianteiro e partida elétrica, a Yamaha FZ16, lançada na Índia com o slogan "O senhor das ruas", é oferecida em três cores: vermelha, preta e laranja. Uma bola dentro da Yamaha do Brasil, caso conseguisse vendê-la por até R$ 8 mil, faixa de preço da Honda CG Sport. No entanto, a assessoria de imprensa da fabricante afirma que por enquanto não pretendem lançá-la no País.

0 comentários: